Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

01/16 - O Novo Código de Processos Civil





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 21 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas
Data de início: 01/06/2016
Data de término: 01/06/2016

 

Coordenação do Núcleo: Cássio Antonio Crepaldi


Objetivo: Preparar o discente para atuar nos ramos do direito que usem como instrumento o Direito Processual Civil; Desenvolver sólido embasamento teórico e prático que permita tal atuação;
Construir uma visão abrangente do Direito Processual Civil, propiciando a solução de casos práticos; e possibilitar o conhecimento do Projeto de Novo Código de Processo Civil que está próximo de ser implantado.



Programa:

 

Data: 01/06/16   

1ª    Principais modificações da parte geral: prazos, cooperação nacional, honorários, assessoramento judicial, conciliação e carta arbitral.

Data: 08/06/16    

2ª    Tutelas provisórias e o incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

Data: 15/06/16    

3ª    Teoria da decisão e precedentes: os pronunciamentos judiciais no novo CPC, sua fundamentação e a formação do precedente.


Data: 22/06/16    

4ª    As principais alterações no processo de conhecimento: conversão da ação individual em coletiva e as alterações nas defesas do réu.

Data: 29/06/16   

5ª    Inovações na parte probatória: produção antecipada de provas, documento eletrônico, teoria dinâmica do ônus da prova e outras alterações.


Data: 13/07/16    

6ª    A uniformização das decisões judiciais: recursos repetitivos, repercussão geral, incidente de resolução de demandas repetitivas e a figura do “amicus curiae”.


Data: 27/07/16    

7ª    As principais modificações na execução: fraude à execução, tutelas de urgência na execução, expropriação de bens e penhora “on line”.




Metodologia: aulas expositivas, com análise de casos concretos, precedentes judiciais e debate com os participantes.


Recursos Instrucionais e audiovisuais: computador com “power point” e projetor. : aulas expositivas, com análise de casos concretos, precedentes judiciais e debate com os participantes


Bibliografia Básica:

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Código de Processo Civil Interpretado. António Carlos Marcato (coordenador). São Paulo: Atlas.
BRAGA, Paula Sarno, O parágrafo único do art. 14 do CPC e a multa punitiva imputada aos infratores do dever processual previsto no inciso V: um contempt court à brasileira, Revista Dialética de Direito Processual n. 17, São Paulo.
BUENO, Cássio Scarpinella. A nova etapa da reforma do Código de Processo Civil.  São Paulo: Saraiva, 2006.
CARNEIRO, Athos Gusmão. Intervenção de terceiros. 14. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2003.
CARNELUTTI, Francesco. Instituições do processo civil. Vol. I, Campinas: Servanda, 1999.
CINTRA, António Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini e DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. Malheiros editores.
CONRADO, Paulo César. Introdução à teoria geral do processo civil. 2ª. ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.
DIDIER, Fredie Júnior. Código de Processo Civil, São Paulo: Saraiva.
DINAMARCO, Cândido Rangel. Litisconsórcio. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2002.
DINAMARCO, Cândido Rangel. A Reforma da Reforma. 4ª. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.
DINAMARCO, Cândido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno. São Paulo: Malheiros Editores.
GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo curso de Direito processual civil. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARQUES, José Frederico. Instituições de direito processual civil. Revista, atualizada e complementada por OVÍDIO ROCHA BARROS SANDOVAL. Vol. I. Campinas: Millennium, 1999.
MOREIRA, José Carlos Barbosa. Novo processo civil brasileiro: exposição sistemática do procedimento. 25. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
NEGRÃO, Theotônio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor. São Paulo: Saraiva.
NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade. Código de Processo Civil comentado e legislação extravagante. 9. ed. rev., ampl. São Paulo: RT, 2006.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na constituição federal. São Paulo: RT, 1995.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito processual civil. 42. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. v. 1.
WAMBIER, Luiz Rodrigues. Processo efetivo e a nova regra do art.. 14 do Código de Processo Civil brasileiro.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; ALMEIDA, Flavio Renato Correia de; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil. 9. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2007. v.2
ZANFERDINI, Flávia de Almeida Montingelli. O processo civil no 3º milênio e os principais obstáculos ao alcance de sua efetividade. 1ª ed. São Paulo: Forense, 2003.


Professor: Diego Diniz Ribeiro


Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo de Olímpa poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo Olímpia. Todos os direitos reservados.


 

Valor do
investimento

R$265,00

Opções de Pagamento

Selecione um núcleo



Para mais informações:
OLÍMPIA
Coordenador Regional: LUIZ FRANCISCO RIGUETO - 6ª REGIÃO
Presidente: DANILO EDUARDO MELOTTI
Coordenador do Núcleo: DANIELA QUEILA DOS SANTOS BORNIN
Endereço: Rua Engenheiro Reid, 343 Centro - Cep - 15400-000 - Olimpia - SP
Telefone: (17)3281 9786
Email: olimpia@esa.oabsp.org.br


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Engenheiro Reid, 343 - Centro, Olímpia - SP  -  (17) 3281-9786  -   olimpia@esa.oabsp.org.br


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL